Uma Retórica Da Ironia » c06k.com

A RETÓRICA DA IRONIA 0. INTRODUÇÃOO LUGAR DA IRONIA.

Do latim ironīa, que, por sua vez, deriva de um vocábulo grego, a ironia é uma troça dissimulada. Trata-se de uma figura retórica que consiste em dar a entender o contrário daquilo que se pretende realmente dizer, através de uma certa entoação da voz ou da linguagem corporal. A RETÓRICA DA IRONIA Oscar Parcero Oubinha 0. INTRODUÇÃO: O LUGAR DA IRONIA NA OBRA DE KIERKEGAARD Defender a importância da ironia no conjunto da obra de Kierkegaard é uma ideia muito pouco original. Inúmeros estudiosos da obra do dinamarquês já argumentaram que não é possível compreender a totalidade da “atividade de. 1. Oswald Ducrot 1984 analisou a ironia à luz da sua Teoria Polifónica. De uma forma muito simplista, podemos resumir assim a proposta de Ducrot: o locutor põe em cena uma outra voz diferente da sua, a voz do enunciador, da qual se distancia no discurso fingindo que.

Assim, ironia e maiêutica constituíam, por excelência, as principais formas de atuação do método dialético de Sócrates, desfazendo equívocos e deslindando nuances que permitiam a introspecção e a reflexão interna, proporcionando a criação de juízos cada vez mais fundamentados no lógos ou razão. Com esta estratégia submetia o seu interlocutor a uma série de perguntas subtis e intencionadas, de aparente simplicidade, nas quais ele desde o início costumava alegar fase inicial da ironia a sua total ignorância sobre o tema é por isto que dizia: “só sei que não sei nada”.

A pessoa que faz a pergunta retórica já sabe a resposta, ela só faz a pergunta pois quer provocar no interlocutor uma reação, que pode ser: expressar uma crítica, mostrar indignação, estimular uma reflexão, persuadir o interlocutor a fazer o que ela quer, sensibilizar o interlocutor, enfatizar uma ideia, demonstrar uma ironia, etc. Consulte o significado / definição de ironia no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa,. [Retórica]. A primeira forma, aborígene, que se afasta da forma latina através de uma dissimilação fenómeno que torna diferentes dois ou mais segmentos iguais ou semelhantes.

Vale lembrar que no plano da comunicação, o caminho reto é o mais efetivo. A ironia que existe por detrás de uma pergunta retórica pode ser pouco oportuna em certos momentos de tensão, por exemplo, em uma briga de casal, uma pergunta retórica pode ser dolorosa. Uma pergunta retórica, ao contrário de uma pergunta verdadeira, não tem como objetivo a obtenção de uma resposta ou nova informação. A resposta da pergunta retórica já é do conhecimento dos diversos interlocutores ou se encontra subentendida. A diferença entre sarcasmo e ironia está no modo como cada um deles é utilizado, dependendo assim, do contexto empregado. De modo geral, a diferença entre o sarcasmo e a ironia é bastante sutil. No entanto, cada uma dessas palavras possui algumas características próprias e. Tipos de ironia. A maior parte das teorias de retórica distingue três tipos de ironia: oral, dramática e de situação. [carece de fontes?] A ironia oral é a disparidade entre a expressão e a intenção: quando um locutor diz uma coisa mas pretende expressar outra, ou quando o significado literal da. 01/11/2007 · É uma figura de linguagem onde se diz o oposto do que se quer dizer. Sabe quando o cara chega em casa bêbado no meio da madrugada e a mulher o recebe dizendo: "boniiiiiito, hein?". A ironia é figura de retórica que exprime o contrário do que as palavras significam e que serve para depreciar ou engrandecer.

Sócrates utiliza a ironia, não para fazer troça das pessoas ou esconder seja o que for, mas porque a ironia é a única figura retórica e pedagógica que permite, por uma parte, o despertar do discípulo e leva-o, por outra parte, a encontrar resposta em si próprio. IRONIA E MAIÊUTICA. Ele comparava frequentemente este método com a profissão da mãe: era possível trazer a verdade à luz. Assim, ele voltava-se para os outros,quer fossem adolescentes,. Hoje, poucos tentariam manter que é adequado como uma base da compreensão cientifica e matemática.

Pergunta retórica. Conceito, exemplos e diferença de.

RETÓRICA DA IRONIA: REPRESENTAÇÕES. progredia em relação a uma sociedade igualitária. A ironia e a crueldade em “Pai contra mãe” é evidente, o que faz da narrativa em terceira pessoa um elemento importante para que o autor se distancie do que narra e com isso consegue.

Obturadores Domésticos Inteligentes
Maquiagem Revolution Foundation Stick F5
Alerta De Rastreamento De Usps Significado
Maior Atum Rabilho
K Melhor Nome
Mini Helicarrier Lego
Bolo De Banana Keto
Medicamentos Usados ​​para Úlcera Péptica
Bs4 Module Python
S6 Vs Iphone 8
2015 Toyota Rav4 Hubcap
Garrafa De Shaker De Proteína Caseira
Unidades Para Energia Cinética Rotacional
Melhor Lavagem De Rosto Para Dermatite Seborréica
Melhor Desktop HP Para Empresas
Jurassic Park Lego House
Exemplos De Mídia De Massa
Cmd Aberto Com Arquivo Em Lote
3 Wt Spey Rod
Gifford Pinchot Camping
Árvores De Escova De Garrafa Pequena
Cuidando De Um Coelho
Ângulo Entre Dois Vetores Usando Produto Cruzado E Produto De Ponto
Fórmula Infantil De Enfamil Com Ferro
Max J7 Max
Kohls Homem Casacos De Inverno
Pickleball Raquetes Amazon
Zumbido Torná-lo Tonto
Central De Atendimento Voip
Carne De Porco Moída Inteira30
Mapa - Bonde Do Condado De Hudson
Kfc Diabetes Menu
Vestido De Linho Preto
Relatório Da Bleacher Miami Hurricanes
Maratona Bnp Ultra 2019
Carhartt Mock Vest
Trabalho On-line Em Casa A Tempo Parcial Empregos Sem Investimento
2018 Kia Rio Lx Plus
Significado Instantâneo Do Cartão De Débito
Selo Postal De Primeira Classe Do Serviço Postal Dos EUA
/
sitemap 0
sitemap 1
sitemap 2
sitemap 3
sitemap 4
sitemap 5
sitemap 6
sitemap 7
sitemap 8
sitemap 9
sitemap 10
sitemap 11
sitemap 12
sitemap 13